Sede própria da Faceli é inaugurada

Estudantes, servidores(as), autoridades e populares prestigiaram a inauguração da sede própria da Faceli na noite de quarta-feira (16). Além da cerimônia oficial, a programação contou com lançamento do livro “Faceli: Uma História de Lutas e Conquistas”, da professora Sandra Mara Mendes da Silva Bassani, e com shows musicais comandados pelos professores Ivan Meloti Capucho, Pedro Henrique Menezes, Alex Machado e André Terci, que tocam nas bandas Os Eventuais e Like a Boos Blues and Rock.

No início da solenidade, a Banda Marcial Olímpio Bezerra executou o Hino Nacional e autoridades, ao lado de atiradores do Tiro de Guerra, hastearam as bandeiras do Brasil, Espírito Santo e Linhares. Em seguida, discursaram a estudante Débora Pinheiro, os secretários municipais Sérgio Lopes (Educação) e Euder Pedroni (Obras), o presidente da Faceli, Márcio Roney Santos; o vereador Estéfano Silote, a deputada estadual Eliana Dadalto e o prefeito Nozinho Correa.

Débora Pinheiro afirmou que sem a Faceli não teria como ingressar numa faculdade particular. “A Faceli mudou a minha vida e a de muitos colegas aqui da faculdade”, disse. Sérgio Lopes citou várias realizações da gestão municipal e Euder Pedroni destacou a qualidade das obras – caso da Faceli, uma das maiores obras públicas de Linhares, com 6,2 mil metros quadrados.

Márcio Roney enfatizou as conquistas da Instituição. “O número de estudantes subiu de 373 em 2012 para mais de mil no segundo semestre deste ano. O Espírito Santo não conta com uma universidade estadual, mas Linhares pode dizer com orgulho que possui uma faculdade municipal, que é mantida sem a utilização de recursos destinados à Educação. O prefeito Nozinho Correa faz a diferença”, ressaltou..

O vereador Estéfano Silote reiterou o compromisso de defender a Faceli e citou a lei de cotas, aprovada pela Câmara, que beneficia estudantes de escolas públicas e de poder aquisitivo reduzido. Já a deputada estadual Eliana Dadalto lembrou que a Faceli foi criada pelo então prefeito José Carlos Elias em 2005, e que participava daquele governo, como secretária de Assistência Social. “Fizemos um trabalho importante, que geram até hoje benefícios para a população”, frisou.

Encerrando os discursos, o prefeito Nozinho Correa disse que a Faceli é uma das obras mais importantes de Linhares e se destaca pela qualidade de ensino. “Um ensino que nunca tive a oportunidade de ter. Vim de uma família pobre, precisei largar os estudos para me sustentar. Nunca pude sentar no banco de uma faculdade. E tenho certeza que muitos alunos aqui também não teriam essa opção sem a Faceli, pois uma faculdade particular é cara”, afirmou.

Nozinho citou várias ações desenvolvidas pela Faceli durante o seu governo, frisou que a faculdade está em franco crescimento e concluiu: “Quero dizer aos estudantes que a faculdade é de vocês, dos servidores e da população. Esta é uma conquista para comemorarmos juntos. Parabéns a todos”.